A habilidade humana mais primordial desde os tempos em que estamos no colo de nossas mães.
Saber o que falar ou escrever é o ato de transmitirmos uma mensagem construída através do processo mental que coleta centenas de dados e viram apenas uma frase, uma única expressão que desperta no outro, o receptor dessa mensagem, um sentimento bom como o de empatia e fecilidade em ler ou ouvir que você transmite, ou um sentimento ruim, como repúdio a idéia fornecida por exemplo para elaborar um novo programa, ou raiva em dizer que você inventou algo que na verdade foi essa outra pessoa quem criou o que você reclama pra si.
A comunicação faz a máquina da sua empresa, instituição, grupo de trabalho, time de futebol ou amigos mnos churrasco fluírem na busca do objetivo de forma saudável, proveitosa e lucrativa para todos, e por isso ela é uma habilidade tão importante e infelizmente, pouco valorizada.
Imagine um time de futebol que não sabe transmitir mensagens. Ou alguns jogadores que tem dificuldade em receber essa mensagem, afinal, toda comunicação é a troca de informações entre algo ou alguém que envia uma mensagem e alguém que recebe, transmissor e receptor. Saber receber a mensagem é tão importante quanto saber transmití-la.
Vocabulários enriquecidos, boa dicção e poucos vícios de lingaguem são algumas características de quem sabe se comunicar eficientemente. Ao perceber que o receptor não "pegou" de primeira a mensagem, pode-se tentar uma forma diferente de transmitir o mesmo conteúdo.
Essa troca de informações faz um problema pequeno virar grande, causando um reboliço e perdendo tempo das pessoas quando na verdade era algo simples de ser resolvido. O famoso popular "tempestade em copo dágua". Informações ruins também pode intoxicar ambientes de trabalho quando lembramos que "fofocas" ocorrem dentro dos corredores e hoje em dia, pelos celulares e seus programas de conversas instantâneas. O grande problema da "fofoca" na verdade é quem acredita nela. Aqui entra um importante papel na prática do bom receptor. A pessoa que recebe uma mensagem precisa abstrair filtros de como ela foi desenvolvida, as palavras usadas, as que poderiam ter sido usadas, as que possivelmente foram omitidas e assim construir uma recepção da mensagem mais acurada.
Perguntar novamente ou pedir para explicar melhor é outra coisa que acontece todos os dias a todo momento. Mas será que algumas mensagens são tão difíceis assim mesmo de serem entendidas ou a pessoa que a recebe tem alguma dificuldade ou até mesmo não se esforça pra entendê-la?
Aqui poderíamos citar os treinamentos que as empresas podem oferecer constantemente para suas equipes e com o tempo, ajudar a melhorar a cultura organizacional de sua empresa como um todo, através da melhoria da comunicação de cada indivíduo.
Identificar momentos em que a comunicação precisa de mais detalhes, outros momentos em que ela precisa ser lacônica, mais assertiva ou mais carinhosa, enfim, utilizar a forma para transmitir o conteúdo é uma habilidade que até gestores diplomados tem dificuldade.
Se não sabemos transmitir uma mensagem e garantir que o receptor a entenda, como podemos ter uma boa comunicação? Eu preciso melhorar. Agora, se o receptor não se esforça em me entender está em uma esfera diferente de conhecimento ou por motivos obscursos ele intencionalemlente não considera minha mensagem, como podemos ter uma boa comunicação? Não posso esperar que ele melhore, eu tenho que escolher melhor quem recebe minha mensagem. Nos dois cenários, eu preciso mudar se eu quero melhorar
Muitas vezes pecamos não sobre aquilo que queremos falar, mas em como falamos. É importante sabermos que a forma pode mudar para o mesmo conteúdo. Cada pessoa, grupo e ambiente requer alguma pequena adaptção na forma de se comunicar, as vezes essas adatpções são bem grandes e precisamos ter a capacidade de nos moldarmos a essas necessidades.
"A comunicação precisa resolver problemas e não criá-los. Ela precisa facilitar relações e processos, não dificultá-los."
Lucas "tio Pahil" Parrini